Páginas

29 novembro 2012

{Resenha} A Esperança


(Cuidado! Essa resenha pode conter spoiler de Jogos Vorazes e Em Chamas)
É com um nó na garganta que começo essa resenha, porque eu odeio finais de séries! Você se apega tanto as personagens, a narrativa, os lugares, tudo, e de repente fica aquele sentimento de vazio no peito de saber que simplesmente acabou. E com A Esperança, o encerramento épico da minha trilogia favorita Jogos Vorazes, não poderia ter sido diferente, Suzanne Collins fez um fechamento tão maravilhoso que não encontro palavras o suficiente para expressar todos os sentimentos conflitantes que me invadiram durante a leitura, uma obra prima que vai deixar saudades.

Katniss teve sua vida destruída pela Capital, seu Distrito extinto, Peeta sequestrado, amigos mortos, mas agora ela tem a chance de virar o jogo com a ajuda do até então considerado inexistente Distrito 13. Ela é o rosto da revolução, o próprio tordo, necessária para fazer com que os demais Distritos se reúnam com o objetivo de tirar o poder das mãos cruéis da Capital e seu presidente maldito Snow.

O destino de toda Panem pode depender dessa garota pobre, que devido a crueldade desse governo teve que crescer rápido e enfrentar toda a espécie de sofrimento, uma sobrevivente que foi obrigada a ser forte nas piores situações e que agora se tornou a maior arma dos rebeldes. Bombardeada por milhares de sentimentos de vingança, medo, dúvidas, ódio e é claro esperança, Katniss tem que descobrir seus verdadeiros aliados, e o que ela quer realmente defender nessa revolução, além do medo por Peeta que pode estar sofrendo qualquer tipo de tortura nas mãos da Capital.

“E se nós queimarmos, você queima conosco!” (pg. 112)

Ainda estou na fase de digerir tudo o que aconteceu, fiquei em verdadeiros estado de choque ao acabar a leitura, todas as minhas teorias caíram por terra, e o desfecho foi uma surpresa. Esse é o livro com mais tensão, drama e reviravoltas da trilogia, regido por um clima melancólico e frenético, sofremos tantas perdas, vitórias, tanto sofrimento e nada vem fácil, o ápice acontece e explode levando você junto.

E como estamos falando de Suzanne Collins se preparem para chorar muito, tantas mortes acontecem que me destruíram. A crítica social está ainda mais evidente, ver o que o ser humano é capaz em nome do poder e da ganância é repugnante.

"Francamente, nossos ancestrais não parecem merecer esse respaldo todo. Enfim, olha o estado em que nos deixaram, com as guerras e o planeta destroçado. Visivelmente não davam a miníma para o que poderia acontecer com as pessoas que viveriam depois deles" (pg. 96)

Várias personagens aparecem e outras ganham destaque, fazendo com que você se apegue a elas fortemente, é triste demais nunca mais poder vê-las. Mas sempre vou leva-las comigo, até porque são tantas lembranças impossíveis de apagar... O humor de Finnick, a doçura de Prim e Rue, a energia de Gale, a preocupação excêntrica de Haymitch, o profissionalismo de Effie, a sensibilidade Cinna, o otimismo de Peeta, e a bravura de Katniss, inesquecíveis e únicos!

Ao terminar me desfiz por completo, fiquei meio sem rumo, sem ideia do que pensar e fazer. E agora esse sentimento de vazio é tudo o que nos resta, ainda não caiu a ficha de que acabou... Minha trilogia favorita acabou! Tantos personagens amados, tantos cenários, diálogos, que não vão voltar... Mas cada palavra valeu a pena, cada momento, cada choro, cada pequena esperança, sou mais que tudo grata a Suzanne por fazer algo tão belo, visceral e humano, magnífico!

Se alguém ainda não leu está perdendo somente a melhor trilogia dos últimos tempos. Bom, é isso. “E Que a sorte esteja sempre a seu favor!”


Classificação:
Ótimo

A Esperança - Suzanne Collins 
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800863
Ano: 2011
Páginas: 421
Skoob: Aqui

3 comentários:

  1. De longe foi o livro que fiquei mais ansioso pra ler da trilogia e o que menos me agradou. Não que tenha achado ruim, mas talvez pelo excesso de expectativa. "E Que a sorte esteja sempre a seu favor!"

    Carlos Magno
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que não era tão apegada aos livros que eu lia, mas depois de ler Jogos Vorazes isso mudou! Também mal acreditei quando acabou, a autora matou um dos meus personagens favoritos, mas fez o final valer a pena! Chorei muito, HAHAHA!!!

    modaloucalmrs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oie, queria saber onde a senhora comprou essa edição e se é para colecionadores? (tipo Harry Potter)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...